Castelo de Quioto

Ásia trip: Conhecendo o Japão pela primeira vez

Primeira parada – Kyoto/Quioto

O Japão foi o último destino da nossa viagem pela Ásia e foi também o que ficamos mas tempo.  Foram 12 dias neste país fascinante.

Dos 35 dias que passamos na Ásia, um terço da viagem foi dedicada ao Japão.  O país merece muito mais que isso!  Quero voltar, ou melhor, vamos voltar!

Nosso roteiro se dividiu nas seguintes cidades:

  • Dois dias em Quioto,
  • Um dia em Hiroshima,
  • 5 dias em Tóquio
  • e alguns bate e voltas.

Para montar nossa viagem, consultamos vários blogs e contamos com a ajuda de uma amiga nossa que é comissária da AirFrance.  Ela nos deu muitas dicas e nos ajudou a traçar a rota, o que facilitou bastante.

Internet

Depois que começamos a pesquisar os detalhes da viagem, surgiram algumas dúvidas.  Uma delas foi sobre a compra do chip de internet.  Achamos um pouco complicado de entender e acabamos não comprando com antecedência.

Para quem mora no Brasil, há varias opções (EasySim ou Viaje Conectado)  Na época, chegamos lá no aeroporto sem chip e vimos que havia uma máquina oferecendo cartão pré pago. Era uma super novidade. Compramos e funcionou!   Mesmo assim, recomendo comprar com antecedência.

Chip de Internet no Japao
Chip de Internet no Japao

Hospedagem

A hospedagem no Japão é cara e leva boa parte do orçamento da viagem!  Acabamos escolhendo um hostel para baratear um pouco.

O hostel em Quioto era super ajeitadinho, muito limpo e confortável, um quarto só para nós 4 com ótimo custo benefício.  Procure por Seibido Inn – Nakagyo-ku Nishikodo cho 204 no link do booking.com abaixo.

Para encontrar hotéis e hostels em Quioto –  clique aqui

Transporte

A primeira dica que nossa vizinha deu foi ótima! Ela recomendou que comprássemos o Japan Rail Pass  – que abrange todas as linhas JR locais, expresso, ônibus da JR, Ferry e Monotrilho, rápido e trem bala (conferir na hora da compra as novidades ou restrições)

Ele dá direito a praticamente tudo e com possibilidade de deslocamento ilimitado dependendo do período adquirido – 7, 14 ou 21 dias.  Há isenção para crianças pequenas e tarifa especial para menores de 12.  Clique aqui para fazer a cotação e compra

Compramos ainda na França o voucher do Japan Rail Pass. Uma coisa importante de dizer é que: chegando no Japão, é necessário passar no escritório da Rail Pass e trocar/validar o voucher.

Nosso voo foi de Manila para Osaka.  Em Osaka, pegamos o trem para Quioto. No próprio aeroporto de Osaka passamos no escritório do Japan Rail Pass para validar o voucher.

O funcionário carimbou a data de inicio do passe e, de lá, já começamos a utilizar o transporte nas linhas JR.   O passe não dá direito ao metro.    Compramos o de 15 dias (para nossa estada de 12).

Em Quioto, chegamos no Hostel, deixamos as malas e depois fomos no restaurante Tsukitokage.  Maravilhoso! Gostamos demais e guardei o cartão para deixar essa dica aqui.

Compramos o tamanco típico para usar no Judô para o meu filho maior, que já cresceu e agora, quem está usando é o menor.

Passeios em Quioto

Nos postos de informação, aeroporto, trens e hotéis é fácil encontrar alguém que fale inglês.  Nos demais locais, isso já não é garantido e, as vezes, há uma certa dificuldade de comunicação, mas… faz parte. Nada que não se resolva.

Jardim Nacional Gyoen e o palácio imperial

Em 1331, o imperador Kogon declarou este local de casas aristocráticas como área oficial do palácio imperial.  Nosso primeiro passeio em Quioto foi conhecer o Jardim nacional Gyoen e o Palácio Imperial pela manhã.  Este foi o Palácio Imperial do Japão durante o Período Edo.

É possível entrar no jardim Kyoto Gyoen (jardim nacional) livremente.  Para entrar no Kyoto Gosho (palácio imperial) é necessário fazer reserva com antecedência.

A visita ao palácio é guiada em inglês.  Não abre todos os dias, então é importante consultar o site antes de ir (clique aqui para informações gerais e aqui para agendamento ).

 Kyoto Gosho (palácio imperial)
Kyoto Gosho (palácio imperial)
jardim nacional Gyoen
Jardim Nacional Gyoen

Neste local se encontra  a residência oficial do Imperador (Seiryo-den), a sala da corte (Kogosho), a Biblioteca (Ogakumonjo) e o jardim (Oike-niwa).

São 5 minutos de caminhada deste a estação Imadegawa na linha de metro Karasuma.

Nijō-jō ou castelo de Nijō

Na parte da tarde, fomos conhecer o Castelo Nijo-jo.

Por um período de 250 anos entre os séculos 17 e 19, o poder do Japão ficou nas mãos da família Tokugawa. O castelo era o Palácio Imperial em Tóquio, mas quando estavam em Quioto, a sede era o Castelo Nijo-jo.

São 275 mil metros quadrados.

Castelo de Quioto
Castelo de Quioto

São vários palácios que compõe o complexo – palácios Ninomaru e Honmaru – duas muralhas de pedra e dois fossos.  O Jardim Ninomaru possui um lago com três ilhas.  Há também o jardim Seiryū-en com cerejeiras e ameixeiras.

Não é permitido no Honmaru, apenas observar a área externa.

Para a visita, é possível alugar o áudio-guia em inglês.  São mais de 30 cômodos mobiliados.

Fica localizado na: 541 Nijojo-cho Horikawa-nishiiru Nijo-dori – Abre diariamente, das 8h45 às 18h (o portão fecha ás 16h); fecha de 26/dez a 4/jan e todas as terças de janeiro, julho, agosto e dezembro – consulte o site antes de ir

Castelo de Quioto
Castelo de Quioto

O trajeto de ônibus da estação Kyōto ao Castelo de Nijo leva cerca de 20 minutos. Há uma estação de trem e estacionamento nas proximidades. O castelo possui uma taxa de entrada e abre quase todos os dias, exceto às terças durante alguns meses do ano.

Terminamos o dia comendo uma bolinha de queijo com frutos do mar, algo bem típico de Quioto.

Planejando a viagem

Para cotação de seguro viagem –  clique aqui

Para reserva de hotel e hostel em Quioto clique aqui

Reserva de hotel e hostel em Tóquio – clique aqui

Reserva de hotel e hostel em Hiroshima – clique aqui

Reserva de hotel e hostel em Osaka – clique aqui

Veja aqui para ver opções de hotéisseguro viagem, chip de internet e passeios.

Dicas de Paris

Acompanhe meu dia a dia pelo instagram @dicas_de_paris ou se estiverem vindo para Paris e quiserem fazer um orçamento, não hesite em me contatar pelo Whatsapp: +33 6 20 88 50 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.