Família Monsanto

Fim de semana em Lille, norte da França

A essa altura vocês devem ter percebido que nós amamos viajar e conhecer lugares novos, então pegando embalo no post passado – avisei aqui que as viagens continuariam – depois de termos ido para Bruxelas e Bruges, gostamos tanto da ideia de viajar de ônibus que resolvemos pesquisar outros destinos. Inclusive essa é uma dica para quem gosta de viajar, se você não sabe por onde começar ou quer fugir dos destinos óbvios, pesquise as rotas dos ônibus, eles sempre passam por cidades não tão populares para o turismo e que acabam sendo uma boa surpresa, como foi para nós descobrir Lille.

Daniel e Samuel

Lille é a maior cidade do norte da França e fica a 220 km de Paris, perto da fronteira com a Bélgica. A influência cultural de Lille é mais belga do que francesa, devido a essa proximidade.

Nós compramos nossas passagens bem baratas na época, custou €15,00 por pessoa, criança não paga. O ônibus era low cost, então para quem está fazendo Mochilão é uma boa dica, por ser barato e próximo a outros destinos comuns nesse estilo de viagem.

Dany e Samuel

Seguimos viagem rumo ao nosso fim de semana em Lille, confesso que não esperávamos nada demais da cidade e nos surpreendemos. O centro histórico é bem legal e preservado, o sistema de metrô é muito eficiente, pega a cidade toda, durante nossa estadia por lá, andamos apenas de metrô.

Fim de semana em Lille

Lille é uma cidade que está no caminho de Bruges e Bruxelas, então para quem estiver de carro alugado, vale a pena parar para dormir ou almoçar e conhecer um pouquinho da cidade.

Nós andamos a cidade inteira com Samuel, sempre levando o carrinho de bebê – Dany ainda estava grávida do Romeo – e dessa forma conseguimos aproveitar muito a cidade, que inclusive é muito bonita.

Lille

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o que não falta são opções de turismo ou lazer em Lille, aqui no Trip Advisor têm várias sugestões do que fazer por lá. E o Booking, além de oferecer várias opções de hospedagem – veja aqui – ainda fala um pouquinho do que esperar da cidade:

Uma caixa de chocolates belgas e flamengos

A poucos quilômetros da fronteira belga, Lille exibe influência flamenga na arquitetura e cozinha. A sua praça mais famosa, Grand Place, é o lar do belo edifício Vieille Bourse, dos Mercados de Natal de Lille e de vários restaurantes que servem moules-frites (mariscos e batatas fritas) e cerveja local.

Por trás da Grand Place você encontra o Palais Rihour, um edifício de aspecto antigo rodeado por cafés. Na direção oposta existe outra praça com a ópera no centro e edifícios de forma triangular que apontam em 3 direções. Uma destas calçadas leva você até à parte antiga da cidade, onde boutiques e marcas internacionais se encontram nas bonitas lojas.

Lille é uma cidade ideal para compras, apresentando a maior livraria (Furet du Nord, com 8 pisos) e feira da artigos de segunda mão (Braderie de Lille) da Europa, o agitado Mercado Wazemmes e o enorme Centro Comercial Euralille. A cidade também tem fantásticas lojas de chocolate.

Outras atrações incluem o Museu das Belas Artes e a Cidadela, uma fortaleza do século XVII rodeada por um zoológico gratuito e jardins.

O Aeroporto Lesquin está situado nos subúrbios da cidade, mas a maioria dos visitantes chega ao Aeroporto Charles de Gaulle de Paris, que herdou o nome do filho de Lille mais famoso. Se você pretende chegar a Lille através do Eurostar, procure uma lista de pontos de interesse na Europa antes de ir para o seu hotel, Cama e Café (B&B) ou apartamento da Booking.com.

Na próxima semana vamos dar algumas dicas de como viajar com crianças, fique de olho.

-> Continua no próximo post.

Acompanhe meu dia a dia pelo instagram @dicas_de_paris ou se estiverem vindo para Paris e quiserem fazer um orçamento, não hesite em me contatar pelo Whatsapp: +33 6 20 88 50 22

2 comentários sobre “Fim de semana em Lille, norte da França

  1. Sempre muito bom estar com vocês!
    Já estive três vezes em Paris e cidades vizinhas !
    Sonho em voltar !
    Tomara!
    Um grande abraço !
    Regina Mírian ASantos Pinto

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s