Hoje nós começamos a compartilhar com vocês, nossa experiência de viajar 45 dias pela Europa. Esse foi o primeiro de muitos mochilões e viagens que viriam pela frente, mas quando o planejamos, jamais poderíamos imaginar o que a vida nos reservava.
Neste primeiro post, queremos dar algumas dicas que consideramos importantes para quem está pensando em fazer o primeiro mochilão – especialmente pela Europa, mas as dicas podem ser adaptadas para qualquer outro continente ou países escolhidos para aventura.
Quando decidimos voltar para o Brasil, no início de 2011 – depois de ter concluído que não valia a pena fazer a equivalência do meu diploma em Portugal – resolvemos aproveitar a oportunidade de já estar na Europa para conhecer outros países, pois durante o ano em que moramos em Braga, trabalhávamos na Tabacaria de domingo a domingo.
Começamos então, a planejar o mochilão e a fazer os roteiros.
Para começar o mochilão, o mais importante são as mochilas, como não tínhamos, pegamos uma emprestada com meu primo e a outra com uma cliente da Tabacaria, que acabou virando nossa amiga.
Dica 1: você vai precisar de uma boa mochila que não sobrecarregue sua coluna e que seja confortável. Uma boa opção são as mochilas da Deuter ou da The North Face, são mochilas próprias para viagem e tem modelos de acordo com o mochilão que você está planejando, seja urbano ou aventureiro (trilhas e acampamentos).
Fizemos o mochilão no início do mês de abril – época que já está calor na maior parte da Europa – então não tivemos tanta preocupação com roupa de frio. Saímos de Braga cada um com 1 casaco e foi suficiente, deixamos as roupas de frio dentro da mochila e usamos apenas em Estocolmo, Suécia, inclusive estava nevando por lá nesse período que fomos.
Dica 2: a melhor época para fazer um mochilão é quando o clima está agradável, nem muito calor e nem muito frio. Os melhores meses são entre abril e no máximo junho, depois disso com verão europeu, fica complicado andar em virtude do calor excessivo. O período que escolhemos foi a primavera e conseguimos andar bastante, explorando cada cidade, sem sofrer com o clima.
Verifique o clima no período que deseja viajar, para aproveitar ao máximo seu mochilão. Um site que pode te ajudar com isso é o Google Earth.
Na hora de “fazer as malas” seja prático, leve roupas e sapatos confortáveis. Como viajamos na primavera, não tivemos problemas com espaço, mas se fosse no inverno por exemplo, o volume das roupas seria maior, sem falar do peso das mochilas.
Dica 3: não leve muita bagagem, nos países da Europa você encontra lavanderias self-service, então você pode lavar e secar suas roupas em poucas horas. Caso você opte por fazer o seu mochilão no inverno, leve roupas térmicas, assim você alivia o peso da mochila.
Sobre o roteiro, fiz todo traçado pelas companhias low cost (de baixo custo) como: Ryanair, Easyjet e Wizzair. Saindo do Porto, simulava as cidades que seriam mais baratas a partir de lá – por exemplo, achamos Milão barato, então eu pesquisava as cidades possíveis e as mais baratas partindo de Milão, pesquisava também o dia que era mais barato para voar, com isso resolvido, escolhia em torno de 3 ou 4 dias em cada cidade, dependendo do preço dos voos.
Dica 4: pesquise, faça simulações e pesquise novamente. Planejar um mochilão parece ser trabalhoso, mas na verdade é muito divertido, você começa a viajar antes mesmo de embarcar.
Para pesquisar passagens e comparar os preços, você pode usar o aplicativo do Google Flights .
Para quem quer conhecer vários países e cidades sem gastar muito, o mochilão é a melhor opção, você viaja de forma mais econômica, optando por hospedagens em hostels e fazendo voos por companhias low cost (de baixo custo), mas em compensação terá experiências culturais infinitas.
Dica 5: se hospede em hostels, são a opção mais barata de hospedagem e é uma forma de você conhecer outros viajantes também.
Outros pontos para ficar atento:
Verifique a documentação que você precisa para entrar em cada país, tais como: visto, seguro viagem e vacinas.
Leve sempre dinheiro extra.
E por fim, ande bastante pela cidade/ país que você está mochilando, dessa maneira você conhecerá lugares incríveis que muitas vezes não estão no mapa.
No fórum dos mochileiros.com você pode tirar várias dúvidas e ver outras dicas.
Olá Daniel, pretendo fazer meu mochilão entre os mêses de agosto à outubro. As temperaturas neste período são como as de abril?
CurtirCurtir
Agosto é bem quente. Será este ano ?
CurtirCurtir
Sim pretendo conhecer Portugal, Espanha e sul da França este ano mesmo! Já esta se tornando uma necessidade psicológica!! Outubro é meu aniversário….não é mais ameno? Obrigada por retornar! bjs
CurtirCurtir
Olá. Início de outubro sim. Quantas pessoas viajarão ?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei!! Organizar mochilões por este mundo é a melhor forma de aprender sobre os lugares! Abraços
CurtirCurtir
Vdd. Merci. Abracao.
CurtirCurtido por 1 pessoa