Mochilão - Daniel

Planejando o primeiro mochilão para Europa

Hoje nós começamos a compartilhar com vocês, nossa experiência de viajar 45 dias pela Europa. Esse foi o primeiro de muitos mochilões e viagens que viriam pela frente, mas quando o planejamos, jamais poderíamos imaginar o que a vida nos reservava.

Neste primeiro post, queremos dar algumas dicas que consideramos importantes para quem está pensando em fazer o primeiro mochilão – especialmente pela Europa, mas as dicas podem ser adaptadas para qualquer outro continente ou países escolhidos para aventura.

Quando decidimos voltar para o Brasil, no início de 2011 – depois de ter concluído que não valia a pena fazer a equivalência do meu diploma em Portugal – resolvemos aproveitar a oportunidade de já estar na Europa para conhecer outros países, pois durante o ano em que moramos em Braga, trabalhávamos na Tabacaria de domingo a domingo.

Começamos então, a planejar o mochilão e a fazer os roteiros.

Para começar o mochilão, o mais importante são as mochilas, como não tínhamos, pegamos uma emprestada com meu primo e a outra com uma cliente da Tabacaria, que acabou virando nossa amiga.

Dica 1: você vai precisar de uma boa mochila que não sobrecarregue sua coluna e que seja confortável. Uma boa opção são as mochilas da Deuter ou da The North Face, são mochilas próprias para viagem e tem modelos de acordo com o mochilão que você está planejando, seja urbano ou aventureiro (trilhas e acampamentos).

Mochilão - Daniel 1

Fizemos o mochilão no início do mês de abril – época que já está calor na maior parte da Europa – então não tivemos tanta preocupação com roupa de frio. Saímos de Braga cada um com 1 casaco e foi suficiente, deixamos as roupas de frio dentro da mochila e usamos apenas em Estocolmo, Suécia, inclusive estava nevando por lá nesse período que fomos.

Dica 2: a melhor época para fazer um mochilão é quando o clima está agradável, nem muito calor e nem muito frio. Os melhores meses são entre abril e no máximo junho, depois disso com verão europeu, fica complicado andar em virtude do calor excessivo. O período que escolhemos foi a primavera e conseguimos andar bastante, explorando cada cidade, sem sofrer com o clima.

Verifique o clima no período que deseja viajar, para aproveitar ao máximo seu mochilão. Um site que pode te ajudar com isso é o Google Earth.

Na hora de “fazer as malas” seja prático, leve roupas e sapatos confortáveis. Como viajamos na primavera, não tivemos problemas com espaço, mas se fosse no inverno por exemplo, o volume das roupas seria maior, sem falar do peso das mochilas.

Dica 3: não leve muita bagagem, nos países da Europa você encontra lavanderias self-service, então você pode lavar e secar suas roupas em poucas horas. Caso você opte por fazer o seu mochilão no inverno, leve roupas térmicas, assim você alivia o peso da mochila.

Sobre o roteiro, fiz todo traçado pelas companhias low cost (de baixo custo) como: Ryanair, Easyjet e Wizzair. Saindo do Porto,  simulava as cidades que seriam mais baratas a partir de lá – por exemplo, achamos Milão barato, então eu pesquisava as cidades possíveis e as mais baratas partindo de Milão, pesquisava também o dia que era mais barato para voar, com isso resolvido, escolhia em torno de 3 ou 4 dias em cada cidade, dependendo do preço dos voos.

Dica 4: pesquise, faça simulações e pesquise novamente. Planejar um mochilão parece ser trabalhoso, mas na verdade é muito divertido, você começa a viajar antes mesmo de embarcar.

Para pesquisar passagens e comparar os preços, você pode usar o aplicativo do Google Flights .

Para quem quer conhecer vários países e cidades sem gastar muito, o mochilão é a melhor opção, você viaja de forma mais econômica, optando por hospedagens em hostels e fazendo voos por companhias low cost (de baixo custo), mas em compensação terá experiências culturais infinitas.

Dica 5: se hospede em hostels, são a opção mais barata de hospedagem e é uma forma de você conhecer outros viajantes também.

Outros pontos para ficar atento:

Verifique a documentação que você precisa para entrar em cada país, tais como: visto, seguro viagem e vacinas.

Leve sempre dinheiro extra.

E por fim, ande bastante pela cidade/ país que você está mochilando, dessa maneira você conhecerá lugares incríveis que muitas vezes não estão no mapa.

No fórum dos mochileiros.com você pode tirar várias dúvidas e ver outras dicas.

8 comentários sobre “Planejando o primeiro mochilão para Europa

  1. Olá Daniel, pretendo fazer meu mochilão entre os mêses de agosto à outubro. As temperaturas neste período são como as de abril?

    Curtir

      1. Sim pretendo conhecer Portugal, Espanha e sul da França este ano mesmo! Já esta se tornando uma necessidade psicológica!! Outubro é meu aniversário….não é mais ameno? Obrigada por retornar! bjs

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s